Direito sanguíneo
por descendência direta
A cidadania italiana é reconhecida SOMENTE aos filhos nascidos antes da naturalização; se o filho nasceu após o italiano ter se naturalizado brasileiro, a cidadania não será mais possível. Se a naturalização do italiano ocorreu após 16 de agosto de 1992 o cidadão italiano que adquire outra cidadania conserva a italiana, se não optar pela renúncia formal da mesma. Por outro lado, para aqueles que se naturalizaram antes de 16 de agosto de 1992 e que, com base na legislação anterior, perderam a cidadania italiana. Os interessados podem readquirir a cidadania italiana transferindo a própria residência para a Itália e seguindo as outras condições prescritas pela lei. A cidadania readquirida è reconhecida aos filhos menores de idade.
Aqueles que possuem o passaporte italiano eletrônico não são obrigados a obterem o visto de turismo para permanência de 90 dias nos Consulados Americanos. Neste caso são obrigados a fazerem o ESTA. A cidadania italiana facilita também o visto para investidores, enquanto brasileiros precisam entrar com o valor mínimo de 500 mil dólares para solicitar um visto, um passaporte Italiano diminui este valor mínimo para 100 mil dólares.
Consulado Italiano de São Paulo
O primeiro passo é reunir os documentos necessários ao processo:
Antes de iniciar o seu processo, entre em contato conosco e realize o orçamento dos nossos serviços.
Agende uma consulta com um de nossos advogados para discutir melhor cada questão e descobrir se a sua cidadania poderá ser reconhecida.
De acordo com o seu caso, iniciaremos os procedimentos necessários e você poderá contratar os serviços que precisar.
Depois é só seguir as nossas orientações e esperar para que possamos conseguir todos os documentos e, finalmente, realizar o seu processo.
Mulher (esposa) adquire automaticamente a dupla cidadania, conservando a cidadania original, pelo marido, se casou até o dia 27/04/1983. Marido nunca tem pela mulher. O direito que é cabido para aos cônjuges que não tem direito a Dupla Cidadania, e após três anos de casamento, devidamente comprovados em registro civil, é a NATURALIZAÇÃO. A aquisição de outra nacionalidade pelo cidadão brasileiro, derivada de casamento, não implica na perda da nacionalidade brasileira.
Há anos se aguarda a modificação na lei da cidadania materna! Ou seja, filhos de mulheres que nasceram antes de 1948. O que até pouco tempo parecia uma distância enorme a ser alcançada, agora ficou mais próximo do que nunca. A lei não mudou, mas os tribunais italianos agora reconhecem judicialmente a cidadania materna. Sim, de 6 meses a 2 anos aqueles que até então não tinham direito agora são reconhecidos cidadãos italianos.