Na Itália, assim como a nacionalidade portuguesa, dá-lhe direitos que talvez nunca tenha imaginado.
Viver legalmente em qualquer um dos 27 países que compõem a União Europeia é uma das coisas mais difíceis. Ou seja, trabalhar sem limite de horário, estudar, pagar como cidadão nacional, ter acesso à saúde e ao que mais nos atrai: segurança pública e qualidade de vida.
Existem muitas vantagens e existem muitos países. São mais 20 novas possibilidades, mais 20 novos começos, mais 20 novos desafios, independente do momento da sua vida que você esteja vivendo, a dupla cidadania pode ser a porta a se abrir.
Alguns dos países da União Europeia:
- Alemanha
- Bélgica
- França
- Itália
- Luxemburgo
- Holanda
- Dinamarca
- Irlanda
- Grécia
- Espanha
- Portugal
- Áustria
- Finlândia
- Suécia
- Ceia
- Chipre
- Eslováquia
- Eslovênia
- Estônia
- Letônia
- Lituânia
- Malta
- Polônia
- Bulgária
- Romênia
- Croácia
Veja quem tem direito de solicitar a cidadania italiana
O passaporte italiano entre os cinco mais poderosos do mundo
Alguns passaportes são mais fortes do que outros, permitindo a entrada sem visto em mais ou menos países, e isso depende das relações internacionais que diferentes países têm com outras nações.
Um passaporte é um documento de identificação do governo que identifica o titular como cidadão daquele estado e requer permissão para entrar e sair por outros estados.
Ranking dos passaportes fortes mais populares do mundo: critérios e confiabilidade
A consultora Henley & Partners, Reino Unido, para políticas de residência e cidadania, é a editora dos passaportes mais poderosos do mundo 2022.
Este ano, os três passaportes mais poderosos são os asiáticos: os do Japão, Singapura e Coreia do Sul, seguidos de perto pelos europeus.
No entanto, o ranking nem leva em conta o fechamento do espaço aéreo após a invasão russa da Ucrânia, o que limita muito as possibilidades oferecidas ainda hoje, mas apenas no papel, pelo passaporte russo.
Mas apesar dos problemas deixados de fora do clássico, o “Passport Index” da Henley & Partners avalia os passaportes de 199 países e os reporta para 227 passaportes possíveis no mundo.
Como já referido, não é o único ranking deste tipo, mas é o que foi criado há mais tempo, em 2006, e o único que utiliza dados da base de dados da Associação dos Transportes Aéreos (IATA), cuidado se você Compare com a pesquisa cruzada para descobrir onde seu passaporte permitiu que você viajasse.
Veja também: Custo o benefício investir na cidadania italiana?
A Itália é um dos passaportes mais poderosos
Então, feitas essas suposições necessárias, é hora de dar uma olhada no ranking: o passaporte mais poderoso do mundo é o do Japão e permite o acesso sem visto a 193 países.
Em seguida estão os passaportes de Cingapura e Coreia do Sul, com os quais você pode entrar em 192 países sem visto. Seguem-se Alemanha e Espanha, com 190 países a que têm acesso, e Finlândia, Itália e Luxemburgo, que “param” em 189 países. O passaporte brasileiro ficou em 19º lugar, com 170 destinos sem visto.
Então, quem tem cidadania italiana pode morar nos Estados Unidos?
A cidadania italiana dá ao cidadão o direito de residir e transitar por todos os países da União Europeia, sem a necessidade de visto. No entanto, ainda é necessário respeitar algumas regras específicas de cada país para a permanência.
No entanto, não se pode negar que é muito mais fácil entrar e sair dos países da União Europeia como cidadão italiano. Agora, para morar nos Estados Unidos, só a cidadania italiana não basta.
Assim, para que você possa se locomover no United States, você deve ter certeza de todo o processo de burocracia necessário. Ou seja, a cidadania italiana não lhe dá automaticamente o direito de morar no país.
Solicitação de ESTA e permanência no país por 90 dias sem visto
No entanto, se você quiser visitar os Estados Unidos como turista, será um pouco mais fácil. Porque, como cidadão italiano, você não precisa de visto para permanecer no país por até 90 dias.
Portanto, quem quiser saber se alguém com cidadania italiana pode morar nos Estados Unidos, primeiro deve solicitar o ESTA. Afinal, sem essa aba você não terá esse benefício.
ESTA é acrônimo para Sistema eletrônico de autorização de viagem, que nada mais é do que o passaporte eletrônico italiano.
• Pague uma taxa de 14 USD, que pode ser paga com um cartão de crédito internacional!
• Preencher um formulário online;
• Possui plano de saúde viagem;
• Compra de passagem de ida e volta para no máximo 90 dias.
Cidadãos italianos podem morar nos Estados Unidos: tipos de vistos permanentes
Agora, se você está se adaptando para uma localidade nos Estados Unidos, vai precisar de um visto permanente. Não existe um visto para essa situação, conforme segue:
• H1-B: visto de trabalho para profissões especializadas, como médicos e cremadores;
• H2: visto para trabalhadores sazonais;
• H3: visto para trabalhadores estagiários;
• L1-A: visto de residência temporária para executivos;
• P: visto de residência para artistas profissionais;
• F1, F2, M: três vistos diferentes que conferem o direito de residência para estudos;
• J: visto de residência para intercambistas com direito a trabalho.
Um ponto positivo para o que você vê é como você pode usar o serviço de saúde dos EUA. No entanto, você deve ser de um país que tenha um Tratado de Comércio e Navegação com os EUA.
A boa notícia é que a Itália é um dos nossos países. A enfermagem é uma terapia complementar. Portanto, você pode solicitar esse visto como cidadão italiano.