7 Vantagens de obter a cidadania italiana – Veja os Benefícios

Confira sete benefícios em obter a cidadania italiana

Antes de entrarmos nas vantagens da cidadania italiana, vamos explicar um pouco.

Em primeiro lugar, é um dos mais prontamente disponíveis na Europa. Transmite-se pelo sangue e não tem limite geracional.

Se você é casado com um cidadão italiano, também pode obtê-lo se atender a alguns pré-requisitos.

Se você ainda não tirou seu passaporte italiano, sabe que está perdendo uma grande oportunidade de mudar de vida. Tornar-se cidadão europeu abre muitas portas e novas oportunidades de vida. Imagine poder viver em um país europeu com qualidade de vida, segurança, boa saúde pública, preços justos e transporte público eficiente. Mas lembre-se, você terá os mesmos direitos e obrigações de qualquer europeu! Também tem acesso gratuito na UE.

Se essa é uma possibilidade para você, garanta já! Não é bom apenas para você, é bom para sua família também!

Concluindo, alguns pontos importantes sobre a cidadania dos descendentes de italianos:

• Não há limite geracional, então a pessoa que transmite esse direito pode ser um avô, bisavô, tataravô, etc.

• Não necessáriamente deve ser o mesmo sobrenome dos pais em questão.

• Seus parentes não precisam estar vivos ou ter cidadania reconhecida para que você reconheça a sua.

Quais são as vantagens da cidadania italiana?

Os italianos gozam de grande prestígio em todo o mundo. Isso ocorre porque a Itália é uma das maiores economias da Europa. Cidadãos com dupla nacionalidade podem acessar vários benefícios em ambos os países. Assim, como cidadão europeu, você pode votar, comprar imóveis, ter conta em banco, abrir um negócio, frequentar qualquer universidade, ter acesso à saúde pública e muito mais.

Poderíamos listar milhares de benefícios que essa cidadania pode te oferecer, mas vamos listar os principais a seguir.

Principais vantagens da cidadania italiana

1. Competências do passaporte italiano

Segundo a consultoria canadense Arton Capital, o passaporte italiano foi o terceiro passaporte mais poderoso do mundo em 2019, permitindo o acesso a mais de 168 países sem visto de turista. Confira a classificação completa aqui.

Alguns países ainda exigem que os cidadãos italianos solicitem um visto de turista antes da entrada, incluindo Guiné, Congo, Nigéria, Arábia Saudita, Iêmen, Síria, etc. Esses países significam que os passaportes italianos não são melhores.

2. Fácil acesso à UE

E o melhor de tudo, com um passaporte italiano você não terá problemas com a imigração. Vá direto para a área ‘Cidadãos da UE’, nenhuma prova é necessária e você será liberado. Os brasileiros, por outro lado, têm que provar que possuem passagem de ida e volta, seguro saúde, dinheiro suficiente para se sustentar etc. Isto vai poupar tempo e dinheiro!

Com a cidadania italiana não há limite de permanência e os brasileiros só podem permanecer por no máximo 90 dias.

3. Trabalhe na Europa

Com a cidadania italiana, você poderá trabalhar no espaço Schengen e nos países da UE. Assim você não precisa se preocupar com horário de trabalho, tipos de serviços ou se precisa de visto especial de residência.

Você também pode se candidatar a empregos europeus! Mais importante ainda, esteja ciente de que cidadãos com dupla cidadania costumam ser mais valorizados no mercado de trabalho por causa de sua imagem mais independente e valores multiculturais.

Trabalhar no exterior definitivamente tem um grande impacto no seu currículo. Talvez mais do que a maioria das experiências profissionais já disponíveis no Brasil.

Hoje, algumas empresas utilizam programas de comunicação como um diferencial nas expectativas dos candidatos. Até como elemento obrigatório, como no setor do turismo, hotelaria e agências de viagens.

A experiência de trabalhar no exterior é um grande ganho pessoal por si só, mas você ainda receberá um salário em uma moeda muito mais forte do que o real. Isso ajudará você a manter seu custo de vida e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro para alguns investimentos.

Na Europa, todos os tipos de empregos são avaliados sem preconceito. Outra vantagem de ser um cidadão europeu é que você não precisa fazer um trabalho paralelo.

De qualquer forma, você pode se candidatar a cargos superiores na empresa. É claro que existem outros fatores a serem considerados, como proficiência no idioma, qualificação profissional etc., mas, em geral, ter dupla cidadania italiana ajuda muito.

4. Estude na Europa

A educação na Europa é vista como uma questão fundamental para todos. Ter dupla cidadania na Itália lhe dará acesso fácil a boas universidades europeias. Não só na graduação, mas também na pós-graduação, mestrado ou doutorado. Além disso, é possível candidatar-se a um programa de bolsas a favor dos europeus.

 5. Facilidade de entrada nos EUA e Canadá

Embora a cidadania italiana confira o direito de trabalhar, viver e estudar na UE, ainda não confere os mesmos direitos nos EUA e no Canadá. No entanto, a boa notícia é que os italianos com dupla nacionalidade não precisam de visto de turista para entrar nesses países. Os brasileiros, por outro lado, passam por um complicado processo burocrático para obtenção de vistos.

Os titulares de passaportes eletrônicos italianos (a versão que contém o microchip) podem permanecer até 90 dias nesses dois países sem obter uma autorização de residência quando viajam a lazer ou a negócios.

Nos Estados Unidos, você deve solicitar o ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem). Esta é uma autorização de viagem eletrônica e pode ser solicitada alguns dias antes da partida.

Resumindo, para obter essa autorização é preciso pagar uma pequena taxa e preencher um formulário no site. O período máximo de verificação de um aplicativo é de 72 horas. Uma vez aprovado, o ESTA é válido por 2 anos ou até o passaporte expirar.

Os mesmos critérios se aplicam aos italianos que desejam permanecer no Canadá como turistas. Também é necessário solicitar uma ETA – Autorização Eletrônica de Viagem – antes de viajar. A verificação da solicitação também ocorre em até 72 horas após a solicitação. Uma vez aprovado, o ETA é válido por 5 anos ou até o vencimento do passaporte.

Brasileiros sem dupla cidadania italiana seguem um caminho mais longo, caro e burocrático.

6. Visto de trabalho para Austrália e Nova Zelândia

Além de diversas vantagens, os italianos podem morar e trabalhar em diversos países, como Austrália e Nova Zelândia.

De fato, esses países atraem muitos jovens brasileiros que estão em busca de emprego e aperfeiçoamento do inglês. Não só pelas inúmeras oportunidades de trabalho, mas também por ter um clima de fácil aclimatação, semelhante ao brasileiro, com paisagens paradisíacas e belas praias.

Os italianos entre 18 e 30 anos podem solicitar um visto chamado Working Holiday Visa para trabalho em tempo integral. Com ele, você pode ficar no país por até 1 ano com possibilidade de prorrogação. Além disso, durante o período de validade do visto, você ainda pode entrar e sair por tempo ilimitado. Os passaportes brasileiros ainda não oferecem essa oportunidade.

7. O direito à saúde pública

Com dupla cidadania italiana, você terá acesso a cuidados de saúde e cirurgia na Itália ou na UE. 

Cuidados médicos de classe mundial estão disponíveis no sistema de saúde da Itália, conhecido como Sistema Sanitario Nazionale.

A qualidade depende muito da região e da cidade. Em princípio, os hospitais mais próximos do centro das grandes cidades são melhores. Em geral, porém, o sistema de saneamento é acessível e de alta qualidade.

Todas as pessoas inscritas no Sistema Sanitario Nazionale têm direito ao Cartão de Saúde TEAM – Tessera Europea di Assicurazione Malattia – que presta assistência em todos os países da União Europeia. Se surgirem problemas de saúde, basta aparecer e você será tratado gratuitamente ou por uma pequena taxa.

Veja mais como se tornar um cidadão italiano e desfrutar das suas vantagens, e quem pode tirar a cidadania italiana?

Picture of Malizia Cidadania

Malizia Cidadania

Somos uma equipe que trabalha com advogados na Itália e Brasil, dedicado a cidadania europeia. Tendo uma das mais experientes equipes composta por advogados, com mais de 15 (quinze) anos atuando com dupla cidadania. Executamos todo o processo para obtenção da dupla cidadania no Brasil e na Itália também.