Quem nunca sonhou em obter a dupla cidadania? Aposto que se você chegou até aqui é porque se interessou pelo assunto, certo? Até porque, ter uma segunda nacionalidade significa muitas oportunidades, seja de educação, trabalho ou moradia.
Nesse caso, a cidadania italiana é uma das mais cobiçadas porque, além desses fatores, ela também garante alguns benefícios muito procurados por quem tem a ambição de morar em outro país. Mas antes de entrarmos nos custos (ou investimentos) envolvidos, é melhor explicar algumas coisas:
Primeiro, o que é dupla cidadania?
Em geral, uma pessoa com dupla ou múltipla nacionalidade significa que possui a nacionalidade de dois ou mais países. Ou seja, na prática, ele tem direitos e deveres como cidadão do país que detém essa cidadania, como votar, morar, estudar, etc.
Claro que nem todo mundo tem direito a isso, afinal ninguém pode tirar a cidadania de outro país, e no caso da cidadania italiana tem que ser de origem italiana, casado com alguém nascido naquele país, e até legalmente residente há pelo menos quatro anos na Itália.
Mas que diabos, vale a pena correr para todos os documentos e estar disposto a gastar tempo e dinheiro para obter a cidadania italiana? Já disse que não é de se estranhar que muitos brasileiros estejam buscando e o considerem um investimento.
Vantagens da cidadania italiana
Sem dúvida, uma das culturas mais representativas do Brasil é a língua italiana, já que nosso país tem 30 milhões de descendentes. Somente em 2018, mais de 260 mil pessoas solicitaram a dupla cidadania, segundo a embaixada italiana no Brasil.
Mas por que tantas pessoas querem ser reconhecidas como cidadãs italianas? A cidadania italiana confere certos direitos e vantagens que são muito procurados hoje. Confira algumas delas:
O Passaporte Vermelho
O passaporte italiano ocupa o quarto lugar no Henley Passport Index, um ranking global baseado no número de países que você pode visitar sem visto. Para se ter uma ideia, o passaporte brasileiro entra com o número 19.
Eles vêm e vão em toda a União Europeia
Com um passaporte tão bom, é lógico que os cidadãos italianos possam viver, visitar ou estudar livremente em todos os países da UE sem visto.
Fácil acesso aos EUA e Canadá
Cidadãos italianos com passaporte eletrônico podem visitar os Estados Unidos e o Canadá sem obter visto para uma estadia máxima de 90 dias. Em ambos os países, porém, é preciso solicitar uma autorização eletrônica, preencher alguns dados e pagar uma pequena taxa alguns dias antes da viagem.
De referir ainda que esta estadia no país é válida para turismo. Se você tem cidadania italiana e deseja trabalhar nos Estados Unidos ou Canadá, precisará de um visto específico para esta situação.
Trabalho e estudo acessíveis e de alta qualidade
Os cidadãos italianos podem viver, estudar ou trabalhar em qualquer país da UE sem visto. Mas não só isso. Como cidadão italiano, você poderá desfrutar de uma educação de qualidade e terá direito a frequentar universidades com baixas mensalidades ou anuidades.
Nunca mais confie no seguro de saúde
Como cidadão e sujeito à lei italiana, você poderá contar com todos os serviços das autoridades públicas europeias. Isso também inclui serviços públicos de saúde – que são considerados um direito universal na Itália e estão disponíveis para todos os cidadãos com a mesma qualidade.
Transmitir a cidadania às gerações futuras
Assim como você precisa ser parente de italianos para obter a cidadania italiana, agora você pode repassar esse benefício para seus filhos.
A cidadania italiana é um custo ou um investimento?
Os italianos são muito respeitados em todo o mundo, afinal a Itália é uma importante potência econômica na Europa.
Portanto, obter a cidadania italiana, embora leve tempo e dinheiro, é inestimável para você que deseja maiores oportunidades, que vão muito além da facilidade de entrada em outros países, mas a oportunidade de estar em uma vida nacional segura, com saúde pública e saudável, condições de ensino invejáveis. Isso torna a busca pela cidadania italiana ainda mais significativa.
As principais vantagens e benefícios da cidadania italiana
Eleito pela Henley & Partners como o quarto passaporte mais poderoso do mundo, o passaporte italiano permite o acesso a 188 países sem visto.
Henley & Partners trabalha com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) para analisar as regulamentações de vistos em todos os países e regiões do mundo desde 2006, com base em dados oficiais de seu banco de dados global. O número de países que um determinado passaporte pode entrar sem visto é o que gera sua “pontuação”.
Não é necessário visto americano
Um dos principais benefícios de se tornar um cidadão italiano é a possibilidade de permanecer nos Estados Unidos por 90 dias sem visto. Basta preencher um formulário chamado ESTA e você poderá comprar uma passagem para os Estados Unidos!
Cidadãos italianos podem se beneficiar diretamente desse benefício, mesmo que sejam domiciliados no Brasil. Mais uma vantagem do seu pedido de cidadania italiana.
Trabalhar na Europa
Outra vantagem da cidadania italiana é que os cidadãos italianos não precisam se preocupar com barreiras como restrições de horário de trabalho, tipos de trabalho ou a necessidade de um visto de trabalho da UE.
Uma vantagem da cidadania italiana é que ela garante um emprego legal sem os trâmites burocráticos de qualquer país europeu.
Além disso, seu leque de oportunidades de emprego aumentará, pois além das vagas brasileiras você também pode se candidatar a vagas europeias, agregando assim mais valor ao seu currículo. As empresas multinacionais valorizam muito candidatos com dupla cidadania.
Estudar na Europa
Muitos jovens planejam estudar na Europa. Para eles, a cidadania traz muitos benefícios. Uma vantagem é que para os cidadãos europeus, além do acesso facilitado às universidades, os custos de investimento podem ser reduzidos em até três vezes e eles podem se beneficiar de bolsas de estudo.
Morar nos países da União Europeia
A residência em qualquer um dos 28 países da União Europeia ou dos 30 países do Acordo de Schengen, que inclui Islândia, Noruega e Suíça, também é uma vantagem da cidadania italiana. No total, você pode optar por morar em 32 países, além do Brasil e países conveniados.
Nesse caso, a cidadania italiana tem a vantagem de não precisar de visto ou autorização para morar em outro lugar e a liberdade de se movimentar caso veja melhores oportunidades em outro lugar.
Transmitir a cidadania europeia às gerações futuras
A cidadania italiana é um legado importante, repleto de benefícios e vantagens que seus antepassados lhe deixaram. Ao reconhecer sua cidadania italiana, você restaurará suas origens e poderá manter os laços que o unem à Itália. A partir do momento em que você se torna cidadão italiano, você pode passar sua cidadania para seus filhos, netos, bisnetos, etc.